Unimontes fortalece parceria com cooperativa para Melhorar arranjo produtivo do mel
17/05/2023 11:13 em Novidades

A Universidade Estadual de Montes Claros contribui com a produção de mel silvestre na região onde atua, a partir de ações conjuntas com a Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas (Coopemapi). O reforço da parceria foi discutido em reunião no gabinete do reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, segunda-feira (15/05).

A reunião contou com a participação do presidente da Coopemapi, Luciano Fernandes de Souza, e do deputado federal Marcelo Freitas, que atua na articulação para a captação de recursos e incremento do arranjo produtivo do mel silvestre no Norte de Minas. Estiveram presentes ainda o pró-reitor de Extensão da Unimontes, professor Rogério Othon Teixeira Alves; e o professor e pesquisador Dario Alves de Oliveira, do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade.

Fundada em 2016, com sede em Bocaiuva, a Coopemapi está presente em 25 municípios e conta com 370 cooperados. A ação conjunta entre a Unimontes e a entidade visa agregar valor aos produtos dos apicultores, dinamizando a economia regional.

O pró-reitor de Extensão da Unimontes, professor Rogério Othon Teixeira Alves, ressalta que a proposta apresentada e discutida é que a Cooprativa dos Apicultores e Agricultores Familiares tenha maior interação com a universidade, incrementando o processo produtivo a partir de pesquisas e do conhecimento produzido na instituição superior.

“A ideia é que o conhecimento dos apicultores possa ser multiplicado com conhecimento produzido na universidade. A partir daí, os produtores poderão obter selo de reconhecimento. Isso impactar no valor do mel, que é produzido no Norte de Minas e comercializado para outras regiões”, assegurou o professor Rogério Othon.

O pró-reitor ressalta que a parceria entre a Unimontes e a Coopemapi poderá ser ampliada com ações práticas, como a criação de cursos de extensão específicos para os apicultores e agricultores familiares. “A Universidade também propor pesquisas e outras atividades dos seus cursos de especialização, mestrado e doutorado que sejam voltados para aplicação do conhecimento nas localidades do Norte de Minas que contam com a apicultura”, afirmou Rogério Othon.

O presidente da Coopemapi, Luciano Fernandes de Souza, destaca a relevância da maior aproximação com a Universidade. Segundo ele, objetivo da entidade é que, com o fortalecimento da parceria, possam feitas ações na prática como a criação de curso de tecnólogo da área de apicultura. “A nossa proposta é que o desenvolvimento de novas tecnologias para fazer a diferença na apicultura no Norte de Minas e no Brasil”, anuncia.

Luciano Fernandes lembra que os projetos de pesquisa implementados em parceria com a Unimontes resultaram no registro de três patentes dos apicultores da região junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e possibilitaram o desenvolvimento de produtos com a marca da Coopimpai, como frascos com diferentes de mel - “Flores de Aroeira”, “Flores de aroeira”, “Flores tradicional”, “Florada de Velame”  “Florada de café”, “Florada de pequi” e o “mel orgânico”, além da própolis e do pólen. 

Foto/crédito: Fabrícia Andrade 

 

COMENTÁRIOS