Hospital Dilson Godinho vacina colaboradores contra a Influenza
23/05/2023 11:51 em Novidades

Ação começou ontem e prossegue hoje, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde; meta é vacinar mais de 660 trabalhadores da saúde

 

O Hospital Dilson Godinho (HDG), através do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizam nesta segunda-feira e terça-feira, 22 e 23 de maio, a campanha interna de vacinação contra a Influenza.

A imunização contra a gripe acontece apenas para os funcionários do HDG e está sendo aplicada no oratório, de 13h30 às 20h, e faz parte do Movimento Nacional pela Vacinação, com foco prioritário na retomada das altas coberturas vacinais no Brasil e iniciativa do Ministério da Saúde (MS).

A campanha de vacinação contra a gripe no HDG é realizada anualmente e visa a proteção dos colaboradores do hospital, conforme explica a técnica em segurança do trabalho Silene Oliveira Cruz.

“Começamos nesta segunda-feira, a campanha da vacinação contra a influenza para aproximadamente, 660 colaboradores. Nosso objetivo, além da proteção dos trabalhadores, é também levar proteção para suas famílias. Afinal, ao vacinar os funcionários, por consequência os seus familiares também ficarão protegidos das síndromes gripais, principalmente as crianças e os idosos”, ressalta Silene Oliveira Cruz.

Uma das colaboradoras que fez questão de se imunizar já no primeiro dia da campanha foi a médica e Diretora Clínica-Gestão em Saúde e Auditoria, Fabiana Ferreira Vieira Amorim.

Ela conta que a vacinação contra a Influenza é uma das medidas de prevenção para proteger o vírus da gripe e suas complicações, bem como os óbitos. A médica também explica que a cobertura vacinal contribui para a redução da circulação viral na população, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.

“Toda a população acima de 6 meses deve se vacinar, principalmente a equipe de saúde. Os vírus influenza A e B, que são rotineiramente transmitidos pelas pessoas, são responsáveis pelos surtos sazonais de gripe a cada ano, por isso a importância da vacinação anual”, pondera a médica Fabiana Amorim.

 

(*) Influenza (Gripe)

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias.

A transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para uma pessoa suscetível.

A Síndrome Gripal (SG) se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias.

(*) Com informações do Ministério da Saúde

 

Texto e fotos: Ascom/HDG

COMENTÁRIOS