Nas comemorações dos aniversários de Montes Claros e do Parque de Exposições João Alencar Athayde, no dia 03 de julho, durante a 49ª Expomontes, a Sociedade Rural, a Secretaria Municipal de Cultura, o Núcleo Mangalarga Marchador e a Família de Nivaldo Maciel, vão realizar, das 10h às 13h, o projeto Resgate da Cavalhada.
O objetivo é resgatar e preservar a memória cultural, possibilitando a continuidade e repasse as novas gerações desta importante manifestação, que teve a última apresentação datada de 1957, no Centenário do Município, e da entrega do Parque à cidade de Montes Claros.
Murilo Maciel acredita que depois desta apresentação, as representações teatrais passem a fazer parte do calendário de eventos de Montes Claros.
Cavalhadas
Para conceber este projeto, idealizado pela família Maciel em homenagem a Nivaldo Maciel, Rei Momo na Cavalhada do Centenário, foi feita pesquisa junto à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), catalogando períodos de realização, cenografias, imagens, símbolos, alegorias e dramatização.
“Reunimo-nos para definir a logística da Cavalhada. Esperamos que a população goste da apresentação que está sendo criada com base no nosso patrimônio cultural”, esclareceu José Henrique de Carvalho Veloso, Presidente da Sociedade Rural, que integra o grupo organizador.
Texto: Andréa Frões
Na foto estão: Roy Chaves, José Henrique e Murilo Maciel. Mas na reunião, na Rural, a Secretária de Cultura, Júnia Rebello também participou.