MPMG destina R$ 300 mil para grupos das Festas de Agosto
20/06/2023 14:34 em Novidades

Os grupos de catopês, marujos e caboclinhos, integrantes das centenárias Festas de Agosto de Montes Claros, vão receber uma doação de R$ 300 mil, que serão aplicados na aquisição de roupas, instrumentos musicais e outros materiais. Os recursos foram destinados pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por decisão do procurador-geral de Justiça do Estado, Jarbas Soares Júnior.

A doação foi feita pelo MPMG a partir de uma iniciativa do Conselho de Veneráveis das Lojas Maçônicas do Norte de Minas (Convenorte), com a interveniência da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior Norte de Minas (Fadenor), que auxilia as atividades da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

O presidente do Convenorte, o venerável Edilberto Colares, da Loja Maçônica Deus e Liberdade, explica que, ao constatar as dificuldades financeiras dos grupos de catopês, marujos e caboclinhos, a entidade maçônica encaminhou a reivindicação ao procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Junior, que foi sensível ao pedido e liberou os recursos.

Em seguida, o Convenorte entrou em contato com a Fadenor, que se dispôs a colaborar como entidade interveniente para a liberação dos recursos e para a aquisição das roupas, instrumentos e outros materiais para os grupos folclóricos.

“Verificamos as dificuldades dos grupos de catopês, marujos e caboclinhos para a compra dos seus trajes e outras despesas. Assim, fomos ao Ministério Público Estadual e contamos com o apoio do procurador-geral Jarbas Soares Júnior”, descreve o venerável, ressaltando a importância da participação da Fadenor na iniciativa.

Ele informa que o Convenorte também conseguiu junto à Receita Federal a doação de materiais apreendidos (tênis e roupas), que serão repassados para dançantes das Festas de Agosto de Montes Claros.

O diretor técnico da Fadenor, professor Roney Versiani Sindeaux, informa que os recursos já foram transferidos para a entidade, que também será responsável pela prestação de contas junto ao MPMG. A Fundação adota as providências para a aquisição dos materiais, fazendo levantamento junto aos grupos de catopês, marujos e caboclinhos sobre as suas necessidades. O objetivo é agilizar o processo de aquisição dos bens, para atender as demandas dos grupos para a edição das Festas de Agosto de 2023.

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, enaltece a importância da doação de recursos do Ministério Público de Minas Gerais para os grupos de catopês, marujos e caboclinhos, destacando a importância da iniciativa do Conselho de Veneráveis Maçônicos, o apoio do procura-geral, Jarbas Soares Junior, e a participação da Fadenor. “Sendo Fadenor uma fundação de apoio à nossa Unimontes ficamos orgulhosos da parceria nessa importante ação, pois uma das funções da Universidade é apoiar e estimular a cultura e as tradições da região como as Festas de Agosto”, concluiu o reitor.

 

Texto: Bia Andrade

foto: divulgação

COMENTÁRIOS