28ª FENICS e 20º Minascon somam mais conhecimento, inovação e negócios para expositores e visitantes
A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI), a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e o Sindicato da Construção Civil do Norte de Minas (SINDUSCON/NORTE), se uniram para realizar a maior feira de negócios de todos os tempos no Norte de Minas. A 28ª Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços de Montes Claros (FENICS), e o 20º MINASCOM, a maior Feira da Construção Civil de Minas Gerais, realizado pela Câmara da Indústria da Construção da FIEMG, vão acontecer simultaneamente nos dias 14 a 17 de setembro, no Parque de Exposições João Alencar Athayde.
Com o apoio decisivo de parceiros, como o SEBRAE/MG, Laboratório Santa Clara, Banco do Nordeste, Eurofarma, Banco do Brasil, Sicoob Credinosso, Sociedade Rural, Prefeitura de Montes Claros, Cristália, Sociedade Rural, Câmara Municipal de Montes Claros, IDENE e FAEMG/SENAR, a Feira terá uma programação voltada para palestras, workshops e shows, com artistas regionais. A expectativa é de que cerca de 80 mil pessoas visitem os estandes de diversos seguimentos do comércio, da indústria, dos serviços e da construção a fim de ampliar o networking dos participantes e gerar novos negócios.
Os estandes foram comercializados em tempo recorde. A área coberta abrange 6mil m², abrigando cerca de 300 estandes de 4 a 36m², um aumento de 15% em relação a 2022. A presidente da ACI, Gislayne Lopes Pinheiro, destaca que a FENICS já está consolidada, e que, portanto, “gera tranquilidade para quem investe, sabendo que terá bons resultados”. Segundo ela, “o MINASCON, o IDENE e o Sebrae vêm somar a essa trajetória vitoriosa da FENICS e gerar, além de bons negócios, importantes conhecimentos e inovações para a indústria, comércio e serviços”.
O Sebrae estará presente com sete estandes, neles estarão projetos acompanhados pelo Sebrae Minas, na região. Os projetos presentes serão dos setores de turismo, indústria da panificação, confecção de roupas íntimas, laboratórios de análises clínicas, empreendedorismo feminino, tecnologia e inovação. Terá também o espaço de atendimento do Sebrae, com orientações e consultorias sobre gestão empresarial. “A FENICS cresce a cada ano e é uma ferramenta de inserção competitiva das micro e pequenas empresas, pois proporciona a divulgação de seus produtos e muito networking para seus negócios”, Jadilson Borges, gerente da Regional Norte do Sebrae.
Mais negócios para empresas de todos os portes
A FENICS reúne um público na ordem de 80 mil pessoas, nos quatro dias de evento no Parque de Exposições João Alencar Athayde. Com mais de R$100 milhões em negócios prospectados, a feira abriga estandes de diversos segmentos, entre eles artesanato, alimento, moda, construção civil, educação, tecnologia, saúde, beleza, prestação de serviços, entre outros.
De marcas consolidadas no mercado, até microempresas que estreiam na feira para fomentar seu negócio de forma mais grandiosa junto a seu público consumidor.
O empresário Leandro Guedes, do Grupo Minas Brasil, diz que “participar da FENICS nos traz sempre várias expectativas positivas, principalmente em aumentar a visibilidade da nossa empresa, nos conectar com potenciais clientes e parceiros comerciais, divulgar e demonstrar nossos serviços e produtos e fortalecer nossa marca”.
Nesta edição a ACI guarda boas surpresas para o público, como o Espaço Gourmet, que está sob a coordenação da Cervantes, Distribuidora da Ambev. Mariela Batista, diretora da empresa, conta que a equipe está pensando “fora da caixa”. “Saímos do modelo estande para abraçar toda a praça de alimentação. Adotamos os bares e faremos uma ambientação ‘instagramável’ e inspiradora! Será uma experiência de marca diferente e ainda uma ativação do lançamento da bebida Stella Pure Gold!”, revela.