Será realizado nesta sexta-feira (15), às 19hs, o espetáculo de encerramento da Fundação Fé e Alegria, que fica na Rua Lagoa Emboacia, 416, no Carmelo. Neste ano, o tema será os 20 anos de história da unidade, em Montes Claros. E será também uma oportunidade para celebrar os 10 anos da Rádio Educativa Fé e Alegria", que funciona 24hs via web. A expectativa é que cerca de 800 pessoas prestigiem o evento, que já é uma tradição para a comunidade.
Os colaboradores das oficinas de dança, música, informática educativa, esportes,ciclos formativos, rádio e do curso de artesanato, estão preparando várias apresentações para data. “- Será um momento único de mostrarmos os trabalhos que desenvolvemos ao longo do ano e de contar um pouco da história da Fundação Fé e Alegria, com relatos, entrevistas e apresentações artísticas, ”- disse Araceli Oliveira, educadora social.
A Fundação Fé é Alegria é um movimento de educação popular integral e promoção social. Atua na cidade desde 2003, promovendo ações voltadas ao desenvolvimento de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Entre as atividades fornecidas pela instituição estão as oficinas de artesanato, informática,esportes, balé, música, dança, rádio, acompanhamento sociofamiliar, ginástica comunitária, além da oferta de cursos de qualificação profissional e formação para o mundo do trabalho.
De acordo com a coordenadora, Fernanda Ariele da Silva, o trabalho transformador de Fé e Alegria iniciou antes mesmo das atividades em si. A sua construção contou com a força de voluntários, das Irmãs Franciscanas e da própria comunidade, que se movimentaram, contribuindo com seus talentos para que essa obra ganhasse impulso. Outros vieram do meio acadêmico e, mesmo em processo de formação, se dispuseram a doar parte de seu tempo para o desenvolvimento das atividades. - “Acreditar sempre foi o nosso primeiro passo! Padre Velaz acreditou e fez de Fé e Alegria o jardim mais lindo da sua história, sem saber que iria florescer em mais de 20 países pelo mundo, mas na certeza que era o caminho para dar oportunidade aos mais pobres e garantir seus direitos. Isso já soma 42 anos de atuação só no Brasil .”- afirmou.
Fundação Fé e Alegria em 2003
Ainda segundo Fernanda, foi do encontro que nasceu o movimento Fé e Alegria. Padre Velaz juntou suas aspirações às atitudes generosas, como a do venezuelano Abraham Reyes, que cedeu a própria casa para a integralização dos saberes numa escola para a comunidade. União e esforços coletivos ampliaram os horizontes geográficos, educacionais, culturais e sociais de Fé e Alegria, e assim, essa causa foi abraçada pela Companhia de Jesus no Brasil iniciando a missão em São Paulo e se espalhando posteriormente por todas as regiões do país. “- Há 20 anos o nosso querido Padre Henrique Munaiz, assim como Abraham Reis, doou a própria casa para que começássemos sonhar o bosque no bairro Carmelo. O espaço físico onde funciona Fé e Alegria foi cedido e idealizado por ele, jesuíta morador da comunidade, que tinha o sonho de estender o trabalho social para este território. E para que este sonho se concretizasse muitos abraçaram e ainda abraçam está linda missão”- acrescentou.
Padre Henrique Munaiz, quem doou o prédio para criação da Fundação Unidade Montes Claros
Ao longo destes 20 anos, vários foram os esforços para que o desenvolvimento de novas habilidades com o apoio fundamental de pessoas da comunidade em atividades como capoeira, dança, música, informática educativa, expressões artísticas e esportiva e os cursos profissionalizantes. “- A Fundação Fé e Alegria concentra seu atendimento na assistência social, com o objetivo de promover o desenvolvimento de cerca de 500 de crianças, adolescentes, jovens e adultos, através de oficinas socioassistenciais, no contraturno escolar, além de atuar com órgãos deliberativos e entidades sociais para planejar e realizar ações articuladas em rede com estratégias de implementação de novas práticas para o público atendido”- esclareceu.
A Fundação Fé e Alegria contribui para a formação integral e a socialização de cerca de 500 crianças, adolescentes, jovens e adultos residentes nos bairros Acácias, Carmelo, Independência, Esplanada, Monte Carmelo, Santa Laura, Vila Real e adjacências a partir de ações socioassistenciais e de promoção social, no fortalecimento de vínculos famíliares por meio de orientações, encaminhamento e visitas domiciliares, ações socioeducativas e comunitárias que visam favorecer a promoção social dos pais, mães e responsáveis pelos usuários assistidos na unidade.
O interessado em conhecer e participar das oficinas, ou ajudar a Ong, basta fazer contato pelo telefone (38)32139393, ou ir até a unidade que fica na Rua Lagoa Emboacica, 416, Carmelo.
Da redação / fotos arquivo