Fundação Fé e Alegria se prepara para espetáculo em comemoração dos seus 20 anos
08/12/2023 14:06 em Novidades

Será realizado nesta sexta-feira (15), às 19hs, o espetáculo de encerramento da Fundação Fé e Alegria, que fica na Rua Lagoa Emboacia, 416, no Carmelo. Neste ano, o tema será os 20 anos de história da unidade, em Montes Claros. E será também uma oportunidade para celebrar os 10 anos da Rádio Educativa Fé e Alegria", que funciona 24hs via web. A expectativa é que cerca de 800 pessoas prestigiem o evento, que já é uma tradição para a comunidade. 

Os colaboradores das oficinas de dança, música, informática educativa, esportes,ciclos formativos, rádio e do curso de artesanato, estão preparando várias apresentações para data. “- Será um momento único de mostrarmos os trabalhos que desenvolvemos ao longo do ano e de contar um pouco da história da  Fundação Fé e Alegria,  com relatos, entrevistas e apresentações artísticas, ”- disse Araceli Oliveira, educadora social.

 

A Fundação Fé é Alegria é um movimento de educação popular integral e promoção social.  Atua na cidade desde 2003, promovendo ações voltadas ao desenvolvimento de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Entre as atividades fornecidas pela instituição estão as oficinas de  artesanato,   informática,esportes, balé,   música,   dança,   rádio,   acompanhamento  sociofamiliar, ginástica comunitária, além da oferta de cursos de qualificação profissional e formação para o mundo do trabalho.

De acordo com a coordenadora, Fernanda Ariele da Silva, o   trabalho transformador de Fé e Alegria iniciou antes mesmo das atividades em si. A sua construção contou com a força de voluntários, das Irmãs Franciscanas e da própria comunidade, que se movimentaram, contribuindo com seus talentos para que essa obra ganhasse impulso. Outros vieram do meio acadêmico e, mesmo em processo de formação, se dispuseram a doar parte de seu tempo para o desenvolvimento das atividades. -  “Acreditar sempre foi o nosso primeiro passo! Padre Velaz acreditou e fez de Fé e Alegria o jardim mais lindo da sua história, sem saber que iria florescer em mais de 20 países pelo mundo, mas na certeza que era o  caminho para dar oportunidade aos mais pobres e garantir seus direitos. Isso já soma 42 anos de atuação só no Brasil .”- afirmou.

Fundação Fé e Alegria em 2003

Ainda segundo Fernanda, foi  do encontro que nasceu o movimento Fé e Alegria. Padre Velaz juntou suas aspirações às atitudes generosas, como a do venezuelano Abraham Reyes, que cedeu a própria casa para a integralização dos saberes numa escola para a comunidade. União e esforços coletivos ampliaram os horizontes geográficos, educacionais, culturais e sociais de Fé e Alegria, e assim, essa causa foi abraçada pela Companhia de Jesus no Brasil iniciando a missão em São Paulo e se espalhando posteriormente por todas as regiões do país. “- Há 20 anos o nosso querido Padre Henrique Munaiz, assim como Abraham Reis, doou a própria casa para que começássemos sonhar o bosque no bairro Carmelo. O espaço físico onde funciona Fé e Alegria foi cedido e idealizado por ele, jesuíta morador da comunidade, que tinha o sonho de estender o trabalho social para este território. E para que este sonho se concretizasse muitos abraçaram e ainda abraçam está linda missão”- acrescentou.

 

Padre Henrique Munaiz, quem doou o prédio para criação da  Fundação  Unidade Montes Claros 

Ao longo destes 20 anos, vários   foram   os   esforços   para   que   o desenvolvimento de    novas habilidades   com   o   apoio   fundamental   de   pessoas   da   comunidade   em   atividades   como   capoeira,   dança,  música, informática educativa, expressões artísticas e esportiva e os  cursos profissionalizantes. “- A   Fundação      e   Alegria   concentra   seu   atendimento   na assistência social, com o  objetivo de  promover  o desenvolvimento  de  cerca de 500  de crianças,  adolescentes,   jovens  e   adultos,   através   de   oficinas   socioassistenciais,   no   contraturno escolar, além de atuar com órgãos deliberativos e entidades sociais para planejar e realizar ações articuladas em rede com estratégias de implementação de novas práticas para o público atendido”- esclareceu.

A Fundação Fé e Alegria contribui para a formação integral e a socialização de cerca de 500 crianças, adolescentes, jovens e adultos residentes nos bairros Acácias,  Carmelo, Independência, Esplanada, Monte Carmelo, Santa Laura, Vila Real e adjacências a  partir de ações socioassistenciais e de promoção social, no fortalecimento de vínculos famíliares por meio de orientações, encaminhamento  e visitas domiciliares, ações socioeducativas e comunitárias que visam favorecer a promoção social dos pais, mães e responsáveis pelos usuários assistidos na unidade.

O interessado em conhecer e participar das oficinas, ou ajudar a Ong, basta fazer contato pelo telefone (38)32139393, ou ir até a unidade que fica na Rua Lagoa Emboacica, 416, Carmelo.

 

 

 Da redação / fotos arquivo 

 

COMENTÁRIOS