A Fundação Fé e Alegria contribuiu com a realização de atividades sociais, culturais, informativas e de comunicação durante a Semana Estadual das Juventudes da Escola Estadual Levi Durães Peres, realizada entre os dias 14 a 18 de agosto de 2017, para os/as adolescentes do Ensino Médio.
A Lei 22.413 que instituiu a Semana Estadual das Juventudes objetiva: incentivar o debate sobre políticas públicas para a juventude; discutir temas relacionados à juventude nas áreas de educação, cultura, esporte e lazer, sexualidade, drogas e trabalho; estimular a participação dos jovens no processo de decisão política regional e nacional e a maior participação da mulher na vida política; fortalecer a cultura da paz, dos direitos humanos e das igualdades fundamentais; promover o enfrentamento da precarização do trabalho juvenil; debater e propor medidas de enfrentamento aos altos índices de violência, morte e desaparecimento de jovens negros e pobres no Brasil; discutir medidas para a proteção de segmentos específicos de jovens, como índios, quilombolas, camponeses ou ribeirinhos; debater os direitos de igualdade de gênero como exercício de cidadania e incentivo a uma maior participação da mulher na vida política nacional; e debater as garantias de sociabilidade e igualdade de direitos dos sujeitos LGBT.
Assim, Fé e Alegria contribuiu com as seguintes atividades:
• Roda de Conversa sobre a importância da Ação Comunitária na Escola, facilitada pelas Assistentes Sociais Nasta Hanna e Araceli Lopes, foi realizada de maneira lúdica e reflexiva através de vídeos, dinâmicas, tirinhas, mensagens e trabalhos em grupo o que proporcionou a reflexão dos/as adolescentes. Através das discussões percebeu-se que Ação Comunitária possibilita: ampliar o olhar sobre a realidade social em que estão inseridos/as; reconhecer os próprios direitos e deveres como cidadão; ampliar a capacidade de trabalhar coletivamente, de lidar com a diversidade, a diferença e o conflito, possibilitando a vivência de práticas democráticas; fortalecer a autoestima, autoconfiança, protagonismo e autonomia; perceber que o conhecimento tem uma função social e não puramente individual; envolver toda a Comunidade Educativa (alunos, educadores e demais profissionais da escola); e despertar o exercício da cidadania plena, o senso crítico da realidade cotidiana, tantas vezes marcada pela desapropriação de direitos e deveres civis, políticos e sociais. Foi sugerido para os/as adolescentes que as Ações Comunitárias a serem realizadas, estejam fundamentadas nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS’s).
• Atividade Cultural e Esportiva através da dança, de exercícios aeróbicos e alongamentos, facilitada pelo Educador Social de Modalidades Esportivas Theago Delduque, contribuiu para que os/as adolescentes refletissem sobre os benefícios do esporte e da dança e o quanto estas são importantes e necessárias na vida de todos/as. Além disso, a prática possibilitou um momento de convivência e integração.
• Palestra com o Tema “Rádio Escolar no Protagonismo Juvenil”, que objetivou contribuir para a criação do Jornal Escola. Esta ação contou com a colaboração do Educador Social Dhiogo Revert e foi desenvolvida por meio das seguintes atividades: conceitos de protagonismo juvenil, dinâmicas com os alunos para fortalecer o trabalho em equipe, vídeo-documentários sobre o papel das Rádio-Escolas e rodas de conversas para motivar e fomentar nos estudantes o empoderamento dentro do ambiente escolar, para que possam comunicar, identificar os problemas e, principalmente, discutir soluções para a comunidade estudantil.
A Fundação Fé e Alegria reconhece a importância da parceria com a escola para o fortalecimento da rede e do diálogo e como um valioso instrumento na busca da transformação social.
Confira as fotos!