Fé e Alegria Paraíba também adere à Semana de Combate à Violência contra Crianças e Adolescentes
24/05/2016 18:21 em Novidades

 

No Brasil, o dia 18 de Maio é um marco na conquista e luta dos direitos humanos. A data foi escolhida para mobilizar a sociedade brasileira e chamá-la para à luta e alertá-la sobre a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. 

No intuito de prevenir qualquer forma de violência contra crianças e adolescentes, a Fé e Alegria Paraíba trouxe a discussão para dentro do Centro Educativo, com a proposta de desenvolver várias atividades com essa temática. As atividades referentes à adesão da Campanha Faça Bonito, em alusão ao Dia 18 de Maio, aconteceram de 16 a 19 de maio de 2016. O tema foi abordado pelos educadores sociais através rodas de conversa com as crianças e adolescentes, exposição de filmes, depoimentos e confecção de cartazes.

No dia "D" da Campanha Faça Bonito, 18 de Maio, os adolescentes também participaram de uma roda de capoeira no Ponto Cem Réis (Centro Histórico de João Pessoa), no momento em que estavam presentes demais instituições que lutam em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

 As famílias dos educand@s também participaram de um momento de formação e assistiram a um filme que retrata a realidade de crianças que são vítimas de abuso e exploração sexual. Após a sessão foi aberto uma roda de conversa para que as famílias se posicionassem a respeito do assunto.

Natália Victor de Jesus, Educadora Social, considera importante desenvolver com os educandos um senso de justiça. "Nosso principal objetivo foi tornar nossos educandos responsáveis, evitando o silêncio e incentivando a denúncia e busca de ajuda o mais rápido possível, caso necessário", completou.

E o recado foi dado. O educando Joel Cassiano, mostrou estar consciente depois das atividades de Fé e Alegria: "devemos nos mobilizar, pois isso pode acontecer com qualquer criança e adolescente. Isso pode causar um mal impossível de se imaginar, um trauma que a criança pode carregar. Se trabalharmos o tema, podemos nos mobilizar". Falou e disse!

Confira as fotos! 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!