Norte de Minas alcança 75,7 mil pessoas vacinadas contra a Covid e recebe nova remessa de imunizantes
29/03/2021 16:17 em Novidades

 

Nesta segunda-feira, 29, dia em que a região ampliada de saúde do Norte de Minas atingiu 75 mil 713 pessoas que já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, 86 municípios receberam mais 32 mil 600 doses de imunizantes. A nova remessa de vacinas CoronaVac e da AstraZeneca/Universidade de Oxford foi entregue às unidades regionais de saúde sábado, 27.

Para 54 municípios que compõem a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS) foram destinadas 20 mil 400 doses de vacinas. Outras 8 mil 800 doses foram entregues a 25 municípios que integram a Gerência Regional de Saúde de Januária. Já sete localidades que pertencem à Gerencia Regional de Saúde de Pirapora receberam 3 mil 100 doses de imunizantes.

Com a entrega da nova remessa a região ampliada de saúde do Norte de Minas contabiliza, entre janeiro e março, o recebimento de 258 mil 740 doses de imunizantes. “Com a chegada de novas vacinas em menores espaços de tempo, os municípios passam a ter condições de acelerar a imunização dos públicos prioritários dessa fase inicial da campanha coordenada pelo Programa Nacional de Imunizações – (PNI)”, observa a superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques.

Por sua vez a coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes explica que a recomendação repassada aos municípios é de que todas as doses de vacinas devem ser utilizadas para a realização da primeira aplicação em pessoas na faixa etária entre 65 a 69 anos; na população residente em comunidades quilombolas e ribeirinhas; além da continuidade da imunização do público de 70 a 74 anos, alcançando cobertura de 100%.

VACINÔMETRO

Além das 75 mil 713 pessoas que até a manhã desta segunda-feira já haviam recebido a primeira dose da vacina contra a Covid, o painel vacinômetro da SES-MG aponta que outras 29 mil 607 pessoas residentes no Norte de Minas já completaram o esquema vacinal com o recebimento da segunda dose de imunizante.

Os idosos acima de 70 anos representam o maior contingente populacional do Norte de Minas que já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19, totalizando 39 mil 580 pessoas. Outras 6 mil 893 já completaram o esquema vacinal com o recebimento da segunda dose.

Em seguida, com maior número de pessoas que já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, estão os profissionais de saúde: 29 mil 786 pessoas. Outros 17 mil 518 profissionais já completaram o esquema vacinal. Entre os indígenas, 5 mil 155 pessoas já receberam a primeira dose de vacina e 4 mil 198, a segunda.

Até a manhã desta segunda-feira, dados contabilizados pelos municípios no painel vacinômetro revelam que 1 mil 130 idosos residentes em instituições de longa permanência receberam a primeira dose da vacina e 944, a segunda. Por outro lado, 62 deficientes físicos assistidos por residências inclusivas receberam a primeira dose de imunizante e 54 completaram o esquema vacinal.

 

Ascom: SRS

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!