Norte de Minas recebe nova remessa de 32,8 mil doses de vacinas contra a Covid
14/04/2021 09:12 em Novidades

Nessa segunda-feira, 12, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG) repassou para a região ampliada de saúde do Norte de Minas nova remessa de 32 mil 800 doses de vacinas contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Nesta terça-feira, 13, as vacinas serão entregues às secretarias de saúde de 86 municípios que integram as áreas de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS) e as Gerências Regionais de Saúde de Januária e Pirapora.

Por meio de aeronave da Polícia Militar, para 54 municípios que compõem a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros a SES-MG entregou 22 mil 600 doses de vacinas CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês, Sinovac. A nova remessa também é composta por vacinas da AstraZeneca, desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford e envasadas pela Fundação Oswaldo Cruz – (Fiocruz). 

A Gerência Regional de Saúde de Januária, que tem 25 municípios sob jurisdição, recebeu 7 mil 300 doses de vacinas. Já a GRS de Pirapora, que atua em sete municípios, recebeu 2 mil 900 doses de imunizantes. 

Com a nova remessa entregue ao Norte de Minas, a região contabiliza o recebimento de 379 mil 296 doses de vacinas repassadas pela SES-MG entre janeiro e abril. A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques explica que desde a oitava remessa a orientação repassada pela SES-MG aos municípios é de que “não se faz mais o armazenamento da segunda dose de imunizantes. Todas as doses estão sendo entregues aos municípios com o objetivo de proporcionar a continuidade e aceleração da vacinação do maior número possível de pessoas”.

A coordenadora de vigilância em saúde da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes ressalta que com a chegada da nova remessa de vacinas os municípios deverão dar continuidade à vacinação de trabalhadores da saúde e aplicação da segunda dose em idosos entre 70 e 74 anos. Parte das vacinas está sendo destinada para aplicação da primeira dose em agentes das forças de segurança e salvamento, bem como em profissionais das Forças Armadas e em idosos entre 65 e 69 anos. 

VACINÔMETRO

Até a manhã desta segunda-feira, 12, dados contabilizados pela SES-MG pela plataforma informatizada vacinômetro, revelam que aumentou para 141 mil 399 as pessoas residentes na região ampliada de saúde do Norte de Minas que já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Outras 42 mil 267 pessoas já receberam a segunda dose.

Os idosos acima de 70 anos representam o maior contingente populacional do Norte de Minas que já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19, totalizando 102 mil 555 pessoas. Outras 17 mil 800 já completaram o esquema vacinal com o recebimento da segunda dose. 

Em seguida, com maior número de pessoas que já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, estão os profissionais de saúde: 32 mil 523 pessoas. Outros 19 mil 136 profissionais já completaram o esquema vacinal. Entre os indígenas, 5 mil 294 já receberam a primeira dose de vacina e 4 mil 359, a segunda. 

Até esta segunda-feira, dados contabilizados pelos municípios no painel vacinômetro revelam que 965 idosos residentes em instituições de longa permanência receberam a primeira dose da vacina e 918, a segunda. Por outro lado, 62 deficientes físicos assistidos por residências inclusivas receberam a primeira dose de imunizante e 54 completaram o esquema vacinal.

Nos 853 municípios mineiros o vacinômetro aponta que mais de 2 milhões 156 mil pessoas já tomaram a primeira dose de vacina contra a Covid-19 e 666 mil 437 pessoas a segunda dose do imunizante.

 

Fotos e Texto: Pedro Ricardo/SRS Montes Claros

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!