Norte de Minas recebe nova remessa de 35,7 mil doses de vacinas contra a Covid-19
03/05/2021 14:51 em Novidades

 

Nesta terça-feira, 4, as unidades regionais da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG) vão entregar aos 86 municípios da região ampliada de saúde do Norte de Minas nova remessa de 35 mil 770 doses de vacinas contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A carga de imunizantes chegou em Montes Claros nesta segunda-feira, 3, em avião do Corpo de Bombeiros. É destinada à aplicação da primeira dose em 38% dos profissionais das forças de segurança e salvamento e, em idosos com idade entre 60 a 69 anos, o que possibilitará atingir 80% desse público alvo.

Para 54 municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS) serão repassadas 24 mil 160 doses de vacinas CoronaVac e da AstraZeneca/Universidade de Oxford. Outras 8 mil 280 doses de vacinas serão entregues a 25 municípios jurisdicionados à Gerência Regional de Saúde de Januária. Por outro lado, sete municípios que integram a GRS de Pirapora vão receber 3 mil 330 doses de vacinas. Com a nova remessa, entre janeiro e esta terça-feira, o Norte de Minas soma o recebimento de 494 mil 316 doses de vacinas.

“É importante que as secretarias municipais de saúde sigam o cronograma de aplicação das vacinas definido em notas técnicas publicadas pelo Ministério da Saúde. O objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante: quatro semanas para a vacina CoronaVac e 12 semanas para as doses da AstraZeneca/Universidade de Oxford”, ressalta a coordenadora de vigilância em saúde da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes.

VACINÔMETRO

Até a manhã desta segunda-feira, 3, dados contabilizados pela SES-MG pela plataforma informatizada vacinômetro, revelam que o Norte de Minas já tem 106 mil 296 pessoas que já tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19 e, com isso, completaram o esquema vacinal. Outras 245 mil 375 pessoas tomaram a primeira dose do imunizante.

Em todo o Estado mais de 3 milhões 386 mil pessoas já tomaram a primeira dose de vacina contra a Covid e mais de 1 milhão 626 mil pessoas completaram o esquema vacinal.

 

GRIPE

Junto com as vacinas contra a Covid-19, nesta terça-feira a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros também vai entregar a 54 municípios a quarta remessa de vacinas contra a gripe Influenza. Ao todo são 24 mil 530 doses.

Até o dia 10 de maio a prioridade da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe é imunizar, no Norte de Minas, 200 mil 667 crianças com idade entre 6 meses a menores de 5 anos; gestantes; puérperas; trabalhadores da saúde e indígenas. Do total desse público alvo, 129 mil 577 pessoas residem na área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros.

Com a distribuição da quarta remessa de vacinas contra a gripe, os municípios que integram a área de atuação da SRS de Montes Claros vão contabilizar o recebimento de 117 mil 320 doses de imunizantes.

 

SRE /Fonte

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!