Vacinação contra a covid tem reforço de mais 61,2 mil doses no Norte de Minas
17/05/2021 17:22 em Novidades

 

A região ampliada de saúde do Norte de Minas, composta por 86 municípios, recebe nesta terça-feira, 18, nova remessa de 61 mil 250 doses de vacinas contra a Covid-19. Pela primeira vez, o transporte das vacinas CoronaVac e da AstraZeneca/Universidade de Oxford entre Belo Horizonte e Montes Claros foi feito em caminhão refrigerado da rede de frios da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG). Nesta terça-feira, 18, as vacinas serão repassadas às secretarias municipais de saúde. 

Para 54 municípios que compõem a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros  - (SRS) foram entregues 34 mil 550 doses de vacinas. Outras 22 mil 850 doses foram repassadas à Gerência Regional de Saúde de Januária, que tem sob jurisdição 25 municípios. Já sete municípios que integram a área de atuação da GRS de Pirapora receberão 3 mil 850 doses de imunizantes. Com a nova remessa de vacinas a região ampliada de saúde do Norte de Minas contabiliza o recebimento de 665 mil 066 doses de imunizantes.

Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros explica que de acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações – (PNI), os imunizantes desta fase serão utilizados da seguinte maneira: CoronaVac dose 2, para ajuste de esquema ou continuidade do plano de operacionalização da vacinação contra a covid-19; AstraZeneca dose 1: aplicação em 2% de pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente, cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC); AstraZeneca dose 2: 40% de povos e comunidades quilombolas, referente a pautas do Ministério da Saúde e acertos pendentes; aplicação em 100% de povos e comunidades ribeirinhas; 22% de pessoas com 65 a 69 anos de idade, sendo uma parte destinada ao complemento dos esquemas iniciados na pauta 13.

A coordenadora ressalta que “é necessário que as secretarias municipais de saúde sigam rigorosamente o cronograma de trabalho definido nas notas técnicas publicadas pelo Ministério da Saúde. O objetivo é garantir que a cobertura do esquema vacinal ocorra no tempo recomendado de cada imunizante: quatro semanas para a vacina CoronaVac e 12 semanas para as doses da AstraZeneca/Universidade de Oxford”.

Agna Menezes lembra ainda que a vacinação contra a Covid-19 está coincidindo com a campanha de imunização contra a gripe. “Por isso, considerando a ausência de estudos sobre a co-administração das vacinas, o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas doses simultaneamente. A orientação repassada às secretarias municipais de saúde é a de que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários para a vacinação contra gripe e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19, deverão priorizar a dose contra o novo coronavírus. Na oportunidade as pessoas deverão agendar a vacinação contra a gripe, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias”, conclui a coordenadora. 

VACINÔMETRO

Até a manhã desta segunda-feira, 11, dados contabilizados pela SES-MG através da plataforma informatizada vacinômetro, revelam que aumentou para 285 mil 545 o número de pessoas residentes na região ampliada de saúde do Norte de Minas que já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Outras 142 mil 556 pessoas concluíram o esquema vacinal com o recebimento da segunda dose.

Nos 853 municípios do Estado o vacinômetro aponta que 3 milhões 971 mil 475 pessoas já tomaram a primeira dose de vacina contra a Covid e 2 milhões 008 mil 420, a segunda dose.

 

SES/ ASCOM

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!