SES-MG disponibiliza mais 7,6 mil medicamentos do kit intubação a hospitais do Norte de Minas
03/06/2021 15:06 em Novidades

Sete hospitais sediados na macrorregião de saúde do Norte de Minas foram contemplados nesta quarta-feira, 2, pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG) com a liberação de nova remessa de 7 mil 660 medicamentos do kit intubação, que são utilizados para tratamento de pessoas acometidas pelas Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. As instituições têm a opção de receber os medicamentos diretamente na rede de frios da SES-MG, em Belo Horizonte, ou via Correios.

Em maio, as instituições de saúde do Norte de Minas, que integram a rede de referência no atendimento de pacientes com Covid-19, receberam 20 mil 530 medicamentos. O quantitativo disponibilizado pela SES-MG para cada instituição toma como base dados fornecidos semanalmente pelos hospitais à Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS). Isso possibilita à SES-MG fazer o monitoramento das necessidades de apoio às instituições que não tem conseguido receber, com regularidade, medicamentos comercializados por empresas privadas.

Na remessa disponibilizada nesta quarta-feira estão 5 mil 750 unidades de Fentanila Citrato; 1 mil 900 unidades de Artracúrio Besilato e Cisatracúrio Besilato, além de 10 unidades de Remifentanila 2 miligramas. Em Montes Claros as instituições contempladas são: Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro (3 mil 800 unidades de medicamentos); Santa Casa (2 mil 650) e o Hospital Universitário Clemente de Faria (300 unidades).

As demais instituições do Norte de Minas que nesta semana estão recebendo mais medicamentos para tratamento de pacientes com Covid-19 são: Hospital Regional de Janaúba (850 unidades); a Fundação Médico Assistencial Major Domingos de Deus Correa, de Monte Azul (50); Hospital Municipal Dr. Gil Alves, de Bocaiúva e o Hospital Municipal de Francisco Sá (05 unidades de medicamentos para cada instituição). 

Em memorando enviado aos dirigentes regionais de saúde e coordenadores do comitê de enfrentamento à Covid-19 a SES-MG ressalta que os critérios para a distribuição de medicamentos do kit intubação foi pactuado com o Conselho de Secretários de Saúde de Minas Gerais – (Cosems). A SES-MG observa que novas aquisições de medicamentos estão sendo planejadas de acordo com as oportunidades de mercado, mas reforça a necessidade de que os dirigentes dos hospitais mantenham as tentativas de prospecção de itens levando em conta a insuficiência e a indisponibilidade temporária de medicamentos devido ao aumento de demandas em todas as regiões do país.

 

FOTO SES-MG/ASCOM

COMENTÁRIOS