Câmara promove Seminário sobre implantação da escola do legislativo
16/06/2021 14:08 em Novidades

 

A Câmara Municipal de Montes Claros realiza nesta quinta-feira (17/06), às 9h30, seminário virtual com  o tema “Implantação da Escola do Legislativo no âmbito municipal”, para orientar as câmaras municipais da região na implantação da escola do legislativo em seus municípios. O seminário contará com a participação dos presidentes das câmaras municipais do Norte de Minas.

 

A iniciativa faz parte da proposta da atual legislatura de promover a integração e o fortalecimento dos legislativos municipais da região.  “Montes Claros é polo do Norte de Minas, e desde o início desta legislatura estamos trabalhando para integrar os legislativos municipais da região, de forma que as ações que estamos desenvolvendo aqui possam ser compartilhadas e servir de referência para demais municípios”, explica o presidente da Câmara, vereador Cláudio Rodrigues.

 Participam do seminário, como palestrantes, a gerente geral da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Ruth Schmitz de Castro, e  Macreidy Valésia Barbosa Caldeira, coordenadora das Comissões da Câmara Municipal de Montes Claros.

 O público poderá acompanhar os trabalhos pela TV Câmara Montes Claros, no canal 5.3, e pelo YouTube.

 Escola do Legislativo

Criada em 1992 pela Assembleia de Minas, a Escola do Legislativo tem o objetivo de promover ações de capacitação e atualização de deputados e servidores, e formação técnica e política a diversos públicos externos, como agentes públicos, lideranças comunitárias e entidades, além dos demais cidadãos interessados na atuação do Legislativo.

 Entre os trabalhos desenvolvidos, destacam-se os voltados para as câmaras municipais, que favorecem a interiorização das ações da Assembleia de Minas, e as iniciativas para o público jovem, especialmente estudantes de escolas públicas e privadas, com foco na formação política e na educação para a cidadania. São cursos, palestras, exposições, treinamentos e debates que divulgam conhecimentos sobre as funções legislativas e estimulam sua reflexão.

 Em Montes Claros, a Escola do Legislativo foi criada em 2007, através da Lei nº 3.880.  Desde então, as ações desenvolvidas através da escola têm possibilitado compartilhar conhecimentos e experiências sobre boas práticas de formação e aperfeiçoamento profissional de servidores públicos; produzir conhecimento sobre o Poder Legislativo; multiplicar, por meio de parcerias, ações de capacitação e formação de servidores e de formação política e de educação para cidadania.

 

SERVIÇO:

Seminário virtual: “Implantação da Escola do Legislativo no âmbito municipal”,

Data: Quinta-feira, 17 de junho  de 2021

Horário: 9h30

Transmissão:  TV Câmara Montes Claros, no canal 5.3, e pelo YouTube.

 

Por JERUSIA ARRUDA

COMENTÁRIOS