SES-MG entrega nova remessa de vacinas contra a gripe e cobertura aumenta no Norte de Minas
17/06/2021 16:10 em Novidades

 

A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS) iniciou nesta quinta-feira, 17, a distribuição da 9ª remessa de vacinas contra a Gripe Influenza aos 54 municípios que integram a sua área de atuação. Os imunizantes vão reforçar a Campanha Nacional de Vacinação iniciada dia 12 de abril, tendo como público alvo mais de 8 milhões 433 mil pessoas residentes em Minas Gerais e 79,7 milhões de pessoas em todo o país.

Levando em conta terem maior número de habitantes dez municípios que integram a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros estão recebendo maior quantidade de imunizantes: Montes Claros (27 mil 850 doses); Janaúba (4 mil 920); Bocaiúva (3 mil 290); Salinas (3 mil 070); Porteirinha (2 mil 650); Taiobeiras (2 mil 390); Jaíba (2 mil 330); Espinosa (2 mil 240); Rio Pardo de Minas (1 mil 860) Coração de Jesus (1 mil 830 doses). 

Atualmente a Campanha de Vacinação está em sua terceira etapa, com previsão de término dia 9 de julho. Nessa fase o público alvo é constituído por pessoas portadoras de comorbidades; deficientes físicos permanentes; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores do sistema portuário; forças de segurança e salvamento; militares das forças armadas; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade.

Na primeira etapa da vacinação, iniciada dia 12 de abril, o público alvo no Norte de Minas foi constituído por 200 mil 667 crianças com idade entre 6 meses a menores de 5 anos; gestantes; puérperas; trabalhadores da saúde e indígenas. Do total desse público alvo, 129 mil 577 pessoas residem na área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros.

A segunda etapa da campanha foi iniciada dia 11 de maio, tendo como público alvo idosos com idade a partir de 60 anos e professores das redes pública e privada de ensino.

A meta é que os municípios alcancem 90% das pessoas que compõem os grupos prioritários de vacinação. Para isso, neste ano cada município tem autonomia para definir o “Dia D” de mobilização do público alvo para imunização, levando em conta a realidade de cada localidade. Para a implementação da Campanha os municípios que integram a área de atuação da SRS de Montes Claros já receberam 271 mil 890 doses de vacinas, além das que começaram a serem repassadas a partir desta quinta-feira.

COBERTURA VACINAL

Até o momento os 54 municípios que compõem a área de atuação da SRS de Montes Claros contabilizam 72,8% de crianças com idade até seis anos já vacinadas. Isso representa mais de 63,4 mil crianças que receberam a vacina contra a gripe. Por outro lado, com 1 mil 312 pessoas imunizadas, as puérperas compõem o segundo grupo com maior percentual de cobertura vacinal, correspondendo a 71% do público alvo.

Entre as gestantes a cobertura vacinal chegou a 64,8%, correspondendo a 7 mil 287 pessoas imunizadas. Por outro lado, 16 mil 386 profissionais da saúde também já receberam a vacina contra a gripe, o que corresponde a 55,9% do público alvo. Outros 7 mil 802 professores também já foram vacinados, correspondendo a 52% do total previsto. Já entre os idosos o percentual de cobertura vacinal está em 48,1%, correspondendo a 76 mil 759 pessoas que já tomaram a vacina contra a gripe.

PREVENÇÃO

Agna Soares Menezes, coordenadora de vigilância em saúde da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros destaca a importância da vacinação dos grupos prioritários contra a gripe, levando em conta que “a imunização previne o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde. Além disso, a vacinação reduz os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus”. 

A coordenadora lembra ainda que a Campanha contra a gripe está coincidindo com a vacinação contra a Covid-19. Por isso, “considerando a ausência de estudos sobre a co-administração das vacinas, o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas doses simultaneamente. Neste momento, a orientação repassada às secretarias municipais de saúde é a de que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários para a vacinação contra gripe e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19, deverão priorizar a dose contra o novo coronavírus. Na oportunidade as pessoas deverão agendar a vacinação contra a gripe, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias”, frisa Agna Menezes.

 

FOTO: Ascom/SES-MG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!