Norte de Minas alcança 195,3 mil pessoas que já tomaram as duas doses de vacinas contra a Covid
22/06/2021 17:09 em Novidades

O Norte de Minas alcançou nesta terça-feira, 22 de junho, 195 mil 358 pessoas já imunizadas contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Essas pessoas já tomaram as duas doses de uma das vacinas: CoronaVac, Pfizer/BioNtech ou AstraZeneca/Universidade de Oxford, o que garante que, mesmo contraindo a Covid-19, a pessoa não evoluirá para as formas mais graves da doença.  

 

O painel vacinômetro, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG), contabiliza nesta terça-feira que 463 mil 781 pessoas já tomaram a primeira dose de uma das vacinas contra a Covid-19. Somando a aplicação da primeira e segunda dose, os 86 municípios que compõem a região ampliada de saúde do Norte de Minas contabilizam a aplicação de 642 mil 557 doses de vacinas. Isso corresponde a 77,29% de imunizantes já aplicados pelos municípios, tomando como base o quantitativo total já recebido pela região.

 

A coordenadora de vigilância em saúde da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes entende que à medida que o Ministério da Saúde acelera o recebimento de vacinas e repassa para os municípios, consequentemente a imunização da população vai progredir de forma mais célere, atingindo as mais diversas faixas etárias.

 

Nesse contexto a coordenadora lembra da importância dos municípios manterem atualizados os dados inseridos no vacinômetro quanto às vacinas aplicadas. “Isso possibilita à SES-MG ter conhecimento da evolução da vacinação contra a Covid em cada município e, com isso, programar o envio de novas remessas de imunizantes de acordo com a realidade de cada localidade”.

 

DESTAQUES

 

Até esta terça-feira, oito municípios da região ampliada de saúde do Norte de Minas apresentavam proporção de vacinas recebidas e aplicadas acima de 90%: Fruta de Leite; Ibiaí; Ibiracatu; Lagoa dos Patos; Matias Cardoso; Olhos D´Água; Rio Pardo de Minas e Varzelândia.

 

Outros 26 municípios que integram as áreas de atuação da SRS de Montes Claros e as Gerências Regionais de Saúde de Januária e Pirapora apresentam  percentual de vacinas recebidas e aplicadas acima de 80%: Berizal; Bocaiúva; Buritizeiro; Campo Azul; Catuti; Claro dos Poções; Francisco Dumont; Grão Mogol; Icaraí de Minas; Itacambira; Mirabela; Montezuma; Montes Claros; Nova Porteirinha; Novorizonte; Padre Carvalho; Pirapora; Porteirinha; Santa Fé de Minas; São João das Missões; São João do Paraíso; Serranópolis de Minas; Vargem Grande do Rio Pardo e Várzea da Palma.

 

COMENTÁRIOS